Caros Cabeceirenses

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, ciente da importância do conhecimento e do estudo das nossas origens, decidiu elaborar a Carta Arqueológica do nosso território.
O resultado desse trabalho é agora colocado “on-line”, ficando assim disponíveis e acessíveis, para consulta rápida, valiosos dados patrimoniais do concelho, para que a população em geral, mas muito particularmente os especialistas, estudantes e outras pessoas interessadas, possam programar visitas culturais a Cabeceiras de Basto ou estabelecer percursos temáticos.
O nosso território é muito rico em marcas do passado que nos ajudam a compreender os primeiros tempos de ocupação deste espaço geográfico: quando, como e por quem foi habitado, como estavam organizadas as pessoas, as famílias, as pequenas comunidades. Os achados arqueológicos são efectivamente vestígios do nosso passado mais longínquo que nos permitem conhecer os actos de vida mais significativos dos antepassados.
A partir de qualquer computador, com ligação à internet, é possível consultar este documento com rapidez e comodidade, aceder às informações e aos dados cartográficos pormenorizados que aqui se podem encontrar. Para outro nível de consulta, estudo e detalhe a Câmara Municipal terá brevemente disponível a versão impressa da Carta Arqueológica.

Certo de que este documento proporcionará aos interessados um melhor conhecimento desta Terra de Basto e do modus vivendi das populações ao longo dos tempos, aqui fica também o pedido e o desafio a todos e cada um de nós para que defendamos com toda a energia este valioso património e não deixemos que alguém se aproprie, destrua e elimine estas marcas do nosso passado longínquo, do qual somos naturalmente herdeiros e obrigatoriamente zeladores.

Joaquim Barreto, Eng.
Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

image