|
-
Sítio: Lugar do crasto
-
Época: Villa/casal de época romana
- Localização: freguesia: Abadim; lugar: Paço; coordenadas: 41° 32' 22,4" - 7° 59' 33,5"; carta SCE nº 72
-
Enquadramento: Encosta virada a Sul, alongando-se em esporão aplanado no qual se implantou o casario de Abadim. Este núcleo populacional, mercê do espraiamento da orografia, organizou-se em padrão disperso, à sua micro-escala, com os grupos de casas espaçados entre si e com campos de permeio. Todo o ambiente está marcado por sistemas de cultivo, os quais são suportados por algumas linhas de água, e também pela conduta de água que impulsiona os “Moinhos de Rei”, que se vão estendendo serra abaixo até aos limites do Povoado.
-
Descrição: A existência de topónimos “crasto” e “paço”, bem diagnósticos na toponímia arqueológica, motivou uma atenção especial a este local. Foram observadas as leiras adjacentes à Casa da Torre, aquelas cujo solo permitia análise nas várias visitas ao local. Foram encontrados à superfície alguns fragmentos de cerâmica alaranjada, de boa cozedura e pasta fina, bem como alguns pequenos fragmentos de tégula. Suspeita-se que nesta área deverão existir vestígios de ocupação de época romana, de carácter agrário.
-
Materiais associados: Cerâmica comum romana, de pasta fina e alaranjada, de boa cozedura, bem como alguns pequenos fragmentos de tegula. Suspeita-se que deste local poderá ter provindo a inscrição dedicada a Constâncio Cloro, hoje situada na Casa de Pielas, em Painzela.
|
|