• Sítio: Mamoas da Costa das Jans
  • Época: II/I Milénio a. C.
  • Localização:  freguesia: Cavez;  lugar: Moimenta; coordenadas: (mamoa 1) 41° 32' 21,1'' - 7° 52' 20,0''; (mamoa 2)  41° 32' 16,0'' - 7° 52' 26,5''; carta SCE nº 73
  • Enquadramento: Pequena chã, adjacente ao monte granítico de Raviçais. Esta rechã, de ligeiro pendor para sudoeste, encaixa no espaço entre o cabeço de Raviçais e um outro, de menor altitude, a noroeste deste. Deste espaço partem linhas de água para nordeste, na direcção do conjunto megalítico de Madeiros, e para sudoeste, esta última acompanhando as duas mamoas da Costa de Jans. Por toda a área são visíveis extensos afloramentos graníticos, salvo nas raras zonas de sedimentação de solo humoso.
  • Descrição: Mamoa 1 -Mamoa de formato regular, com cerca de 9 metros de diâmetro, bastante baixa e destruída, não sobressaindo na paisagem. Apresenta uma couraça em pedras de pequeno calibre, estando a parte superior da calote bastante destruída. A câmara apresenta vestígios de violação sistemática, tendo a cratera cerca de três metros de diâmetro, notando-se quatro esteios largos, em formato de lajes, e tombados.
  • Mamoa 2 - Monumento com certo destaque na paisagem, pelas suas dimensões e enquadramento, com uma potente couraça composta por pedras de tamanho variável, um pouco à semelhança da mamoa 4 de Madeiros, a algumas centenas de metros de distância, mas quase sem terra a sustentar a estrutura, ao contrario desta. O formato da mamoa é irregular, alongado a N-S (12 metros), e de menores dimensões a L-O (8 metros). No geral, o tumulus está bem conservado, apresentando cinco esteios alongados, tipo laje, in situ, definindo uma câmara poligonal, e estando uma outra laje (2.10 x 1.50 m) tombada ao lado, a qual seria a tampa. A tipologia deste megálito aproxima-o do modelo dos “cairns”, com semelhanças em outros exemplos detectados no concelho.