• Sítio: Povoado fortificado do Alto dos Moiros, ou Outeiro dos Mouros
  • Época: Idade do Bronze Final
  • Localização:  freguesia: Pedraça;  lugar: Parada da Ribeira; coordenadas: 41° 29' 24,9" - 7° 56' 10,8"; carta SCE nº 73
  • Enquadramento: Cabeço em esporão integrado no maçiço da Serra de Moledo, o qual se alonga na direcção sul-sudoeste, descendo na direcção do curso do rio Tâmega. O cabeço encontra-se bem destacado do relêvo, num contexto de grandes afloramentos graníticos e, à data das visitas efectuadas, coberto por densa camada de pinheiros e giestas, tendo toda a vegetação sido posteriormente eliminada por incêndios.
  • Descrição: Esporão com amplos afloramentos graníticos e muitas pedras soltas espalhadas pelo terreno. Na visita efectuada por Martins Sarmento a este local, em 31 de Maio de 1880, refere a existência de um pequeno recinto definido por uma espessa muralha. De facto, nota-se uma potente muralha do lado Nordeste, de ligação ao relêvo. Do lado oposto encontramos duas plataformas, sendo uma adjacente à muralha, e encaixada em afloramentos graníticos, e a outra, de cota inferior, no extremo sudoeste, bem definida por uma muralha, de menor visibilidade, que circunda esta parte do cabeço. No recinto superior, e sobretudo no seu lado Norte, notam-se alguns espaços encaixados entre afloramentos nos quais poderão existir vestígios de estruturas habitacionais.
  • Materiais associados: Alguns fragmentos de cerâmica de tonalidades escuras e acastanhadas, fabrico arenoso e cozeduras medianas, com fabrico aparentado com as cerâmicas do Bronze Final. Ausência de cerâmicas de fabrico micáceo, do tipo castrejo, bem como de cerâmica de feição romanizada.