-
Sítio: Forno cerâmico de Campas dos Mouros
-
Época: Medieval/Moderno
- Localização: freguesia: Refojos de Basto; lugar: Refojos de Basto; coordenadas: 41° 31' 00,3" - 7° 59' 34,4"; carta SCE nº 72
-
Enquadramento: O vestígio situa-se duas centenas de metros abaixo do cemitério de Refojos, numa encosta voltada à vila, debaixo de uma linha de alta tensão, e confinando com um pequeno largo de acesso a cinco garagens, nas traseiras do Bairro da Misericórdia. Foi descoberto, e escavado, por ocasião da construção deste bairro, em 1984.
-
Descrição: Forno de tipo rectangular, com 4.10 x 1.67 , intervencionado numa escavação de emergência realizada em 1984 pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte. Apresentava vestígios de sete canais separados por oito arcos, dos quais três intactos, e cuja altura ronda os 75 cm. As paredes laterais são em placas de xisto rebocadas a argila, e os arcos em tijolo (20 x 11 x 4 cm), também revestido, e feito da mesma argamassa do revestimento. A boca está destruída e conserva dois lanços da grelha (1.60 m), a qual apresenta agulheiros de dimensões e distribuição heterogénea.
|