• Sítio: Conjunto megalítico da Lomba
  • Época: Apesar de algumas diferenças tipológicas entre si, os elementos que constituem esta ampla necrópole seráo enquadráveis entre o II e o I milénio a. C.
  • Localização:  freguesia: Rio Douro;  lugar: Asnela ; coordenadas: (mamoa 1) 41º 32' 17,9" - 7º 55' 56,7"; (mamoa 2)  41° 32' 31,6'' - 7° 55' 59,5''; (mamoa 3)  41º 32' 41,1" - 7º 55' 57,5"; (mamoa 4) 41° 32' 42,3'' - 7° 55' 55,9''; (mamoa 5) 41° 32'  42,5'' - 7° 55' 58,6''; (mamoa 6) 41° 32' 55,7'' - 7° 56 02,5''; (mamoa 7) 41° 32' 55,5'' - 7° 55' 59,6'; (mamoa 8) 41º 32' 58,9"  - 7º 55' 59,6"; carta SCE nº 73
  • Enquadramento: Relêvo em anfiteatro alinhado na direcção norte-sul, delimitado pelas ribeiras de Rio Douro, a poente, e de Cavêz, a nascente. Este relêvo apresenta cumeadas suaves, com esporões arredondados e pouco pronunciados, criando pequenas zonas aplanadas e rechâs encaixadas. As encostas face às linhas de água referidas são íngremes e juncadas com afloramentos graníticos. Os vestígios implantam-se em zona de cabeços pouco pronunciados formando rechâs alongadas e de pendores suaves com boa exposição a Sul.
  • Descrição:
  • Mamoa 1 - A mamoa, já de formato cistóide, tem cerca de 8 metros de diâmetro por cerca de 40 centímetros de altura. A violação da câmara está documentada por uma depressão de dimensões consideráveis para o tamanho deste imóvel, pelo que poderá ter excedido a área da câmara. São visíveis restos de carapaça pétrea.
  • Mamoa 2 - Mamoa com formato regular, cerca de 13 metros de diâmetro, e bem destacada no terreno, para o que contribui certamente a sua altura e estado de conservação, se bem que tenha evidentes traços de violação. A calote está algo erodida, deixando ver uma couraça em pedras de tamanho médio, bastante regular. Esta mamoa, que apresenta certa monumentalidade, tem a descoberto uma câmara megalítica simples, definida por seis esteios algo deslocados da sua posição original, não tendo, contudo, já a tampa.
  • Mamoa 3 - Pequena mamoa, com apenas 5 metros de diâmetro e cerca de 30 centímetros de altura, dimensões e configuração que atestam o seu carácter cistóide, e portanto tardio dentro do megalitismo. A câmara e envolvente estão violadas, pelo que deste vestígio ressalta o anel de pedras ainda sobrevivente do que era a couraça.
  • Mamoa 4 - Mamoa de formato sub-circular, ligeiramente alongada, medindo em média cerca de 10 metros de diâmetro, e que não se destaca particularmente na paisagem pelo seu esbatimento. A sua calote está coberta por uma camada relativamente uniforme de pedras de tamanho médio, formando couraça. A violação desta estrutura está documentada por uma cratera de dimensões apreciáveis comparativamente com o tamanho da mamoa. Nota-se um esteio tombado, bem como o fragmento de um outro. Na face maior destes esteios existem insculturas representando “fossettes”, bem como um motivo reticulado e um cruciforme.
  • Mamoa 5 - Mamoa de pequenas dimensões, cerca de 4 metros de diâmetro, baixa e muito destruída. A grande concentração de pedras no local sugere que teria couraça em pedra, e não foi detectado qualquer vestígio de esteio. Pelas suas características, apresenta configuração cistóide.
  • Mamoa 6 - Cista de planta rectangular, envolta por mamoa com couraça pétrea, com 8 metros de diâmetro no sentido norte-sul, e 12 metros no sentido este-oeste. As pedras da couraça são de tamanho médio e pequeno, e formam uma couraça uniforme. A cista, que se encontra violada, é formada por lajes verticais em granito, apresentando uma planta sub-rectangular. As duas lajes mais compridas estão dispostas em paralelo, medindo cerca de 90 centímetros. Perpendiculares a estas, as lajes de cabeceira, mais pequenas, fecham o recinto.
  • Mamoa 7 -  Cista de planta rectangular, composta por seis lajes muito irregulares em granito as quais perfazem três dos lados, faltando a delimitação do seu lado norte. A Cista orienta-se na direcção norte-sul, tendo respectivamente 90 x 80 cm pelo exterior das lajes.
  • Mamoa 8 - Pequena mamoa que se constitui num aglomerado de pedras, baixo, tipo “cairn”, ao centro do qual se nota uma câmara sub-quadrangular. Uma laje, aplanada, recobre parte da câmara. Pela sua configuração geral, este túmulo parece corresponder à fase final do megalitismo.
  • Materiais associados: Na encosta adjacente à mamoa 2, para nordeste desta, foram encontradas cerâmicas e materiais líticos (Fontes 1998)